terça-feira, 16 de abril de 2013

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO EDUCADOR

A formação inicial e continuada dos educadores é o principal meio no qual, são exercitadas mudanças significativas na prática pedagógica. Por meio delas, muitos educadores são capazes não apenas de refletir temas e solucionar situações problemas, que impedem diretamente em sua atuação/formação, mas dar novos significado as concepções sobre a educação como um todo. Refletir, analisar e pesquisar sobre a formação inicial e continuada possibilita uma visão ampla sobre quais saberes estão sendo aprendidos pelos docentes através das várias instituições de ensino e dos cursos de formação que são oferecidos, os mesmos estão de alguma forma, sendo satisfatório para proporcionar mudança de paradigmas na formação dos educadores e na mudança de práticas pedagógicas que atendam as necessidades da contemporaneidade?
Verifica-se que nas ultimas décadas, muitos educadores têm buscado pela qualificação e formação profissional, na busca de acompanhar o que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, número 9394/96, sobre a formação profissional. Assegurado pela lei, os educadores têm caminhado na busca pela própria formação, fazendo cursos de graduação, pós-graduação, participando de palestras, seminários, oficinas, mestrado. Mas, isto tem resultado em mudança significativa na prática pedagógica dos docentes, e nos resultados dos alunos que buscam ser inserido no mercado de trabalho através da educação?
Portanto, a formação inicial e continuada dos educadores não se faz antes da mudança de postura dos mesmos, uma vez que o educador é responsável por sua ação educativa, e tal mudança se dar num processo muito lento, no cotidiano diário, durante o processo de reflexão entre a teoria e a prática, os saberes vão sendo recontextualizados: e é onde os educadores tem que estar preparado para admitir que não tem conhecimento de todas as informações e saberes, mas que necessita da busca incessante de tais saberes, de maneira a aprender a aprender.

PROFESSORA: MÔNICA ARAÚJO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário