quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SEEC realiza oficinas pedagógicas do PROLER

Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte

Ler, entender e questionar são fundamentos necessários a formação do cidadão crítico, capaz de compreender o meio em que vive e de se tornar um empreendedor. A formação do aluno leitor é uma das práticas adotadas pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura com o objetivo de implantar, no Rio Grande do Norte, uma cultura de leitura que contribua para melhorar a qualidade da educação. 

Por meio do Programa Nacional de Incentivo a Leitura (PROLER), a SEEC realizou oficinas pedagógicas de incentivo a leitura durante a terceira edição da Feira do Livro do Seridó. As oficinas são ações desenvolvidas dentro da política de leitura, que tem a finalidade capacitar os educadores no sentido de incentivar a leitura e a escrita, por meio do acesso democrático aos bens culturais como materiais escritos e espaços de leitura.

As oficinas tiveram como público os gestores escolares, articuladores pedagógicos, coordenadores, professores, regentes de biblioteca e alunos das escolas da rede estadual de ensino, circunscritas a 7ª, 9ª e 10ª Diretorias Regionais de Educação sediadas, respectivamente, nas cidades de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó.

A III Feira do Livro do Seridó foi realizada na Ilha de Santana, em Caicó. As oficinas pedagógicas do PROLER foram realizadas pela equipe técnica da SEEC com os temas "A Poesia da Vida e a Poesia da Arte", da professora Maria Magna Costa Fernandes, "Formação de Regentes de Bibliotecas Escolares e Comunitárias", da professora Erileide Rocha e "De Fofoca a Notícia", de Maria Leomar Fernandes.    

A oficina "A Poesia da Vida e a Poesia da Arte" teve como finalidade capacitar os educadores para incentivar os alunos à prática da leitura e da escrita por meio de um pensar literário sobre a natureza. A oficina para regentes de biblioteca, além de capacitar os regentes quanto à organização dos espaços de leitura buscava meios para fazer o livro chegar, de forma mais fácil e prazerosa, à mão do aluno para proporcionar-lhe uma leitura eficiente. A oficina "De Fofoca a Notícia" teve como finalidade tornar o texto jornalístico e a notícia algo mais simples a acessível ao estudante do ensino médio.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário