quarta-feira, 6 de março de 2013

REPENSANDO


Repensar significa refazer, analisar, refletir ações, metas e objetivos, planejadas para serem executadas em um determinado período tempo. A sociedade de consumo tem feito pessoas ansiosas incapazes de refletir sobre suas próprias ações, ou seja, tem buscado formar números e não pessoas.
Sendo assim se faz necessário analisar as características importantes da educação, uma vez que, existe por parte de toda sociedade brasileira uma profunda certeza de que, uma educação de qualidade oferecida a crianças, jovens e adultos é a garantia do desenvolvimento social, político, econômico do país e para o fortalecimento da democracia.
Tem se depositado na escola toda esperança de resolução de problemas sociais que permeia a sociedade, o combate a violência, a preservação do meio ambiente, o combate abusivo das drogas, a prostituição desenfreada, o respeito a pluralidade cultural, enfim, como diz o educador Paulo Freire “a educação é uma forma de intervenção no mundo”.
O grande entrave se dar na própria sociedade, nas famílias, nos poderes públicos, que não são conscientes dos desafios que um educador enfrenta para concretização do objetivo de oferecer uma educação com qualidade. A cada dia surgem novos desafios na educação, novas exigências, exigências essas que vem de cima para baixo e que também muitos não estão preparados para lidar com elas.
Espera-se que essas exigências sejam transformadas num efetivo trabalho por parte de toda sociedade, em busca de uma mudança de novos olhares, para que de fato e de verdade se tenha uma educação pública de qualidade pautada na formação de cidadãos, críticos capazes de atuar na sociedade. MÔNICA ARAÚJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário