quarta-feira, 6 de março de 2013

MINHAS PRODUÇÕES

LEITURA UM DESAFIO A SER ENFRENTADO
Cecilia Meireles escreve em sua profunda sabedoria, “Ensinar é acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou salvação mas por uma contemplação poética, afetuosa e participativa”.
Se pudéssemos despertar no aluno o gosto de adquirir as competências leitoras e escritora (um dos maiores problemas enfrentados pela escola), com o olhar poético de Cecília seria muito prazeroso, ou seja, não seria desafio e sim, algo bom, gratificante.
Sabe-se que hoje as competências leitoras e escritora não são mais competências exclusivas do professor de Português e das áreas afins, mais de todas as áreas do conhecimento que compõe o currículo escolar.
Portanto, vivendo numa sociedade da tecnologia, da informação e do conhecimento (TICs), somos diariamente confrontados com esses meios, assim, se faz necessário e com urgência todos os educadores de todas as áreas do conhecimento construir estratégias de ensino, para despertar no aluno o prazer pela leitura por meios das TICs, uma vez que elas são e estão fazendo parte do cotidiano do aluno, não dar mais para fingir ou ignorar a importância das redes sociais na vida de crianças, jovens e adultos.
Segundo Isabel Solé, “Aprender algo equivale a formar uma representação, um modelo próprio daquilo que se apresenta como objeto de aprendizagem; também implica poder atribuir significado ao conteúdo em questão”.
FRANCISCA MÔNICA DA SILVA ARAUJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário