sexta-feira, 2 de março de 2012

Curso de Educação a Distância (EaD) : Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids


O Ministério da Educação em parceria com a UNESCO – Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura e participação do Ministério da Saúde, desenvolveram o curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids – na modalidade de educação a distância (EaD). Este curso construído ao longo dos últimos três anos, entre as instituições, está sendo ofertado pelo Ministério da Educação, por meio do Catálogo de Cursos do MEC, prioritariamente para todos os profissionais de Educação do país interessados nos temas dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens, bem como da prevenção do uso de álcool e outras drogas.
O curso embora esteja focado na prática e na atuação dos profissionais de educação no dia-a-dia- da escola, em especial nas situações de gravidez na adolescência e na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e no uso de álcool e outras drogas, é recomendado também para profissionais integrantes do Conselho Escolar e profissionais integrantes do Conselho de Educação em Direitos Humanos e os profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE). O curso está dividido em oito módulos, a saber:
1 - Apresentação e contextualização do curso
2 - Adolescências, juventudes e direitos
3 - Sexualidade, gêneros e diversidade
4 - Saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens
5 - Álcool e outras drogas
6 - Promoção da saúde
7 - Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
8 - Traduzindo em práticas
Os profissionais da educação e das Equipes de Saúde da Família que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE) e manifestem interesse no referido curso procurem a direção da escola em que atuam e solicitem sua pré-inscrição. A inscrição será realizada através do PDE Interativo.
Este curso favorece o alcance do papel social da escola de propiciar o encontro das diversidades humanas. Uma escola de todos é uma escola comprometida com os princípios e ações de inclusão e desenvolvimento de adolescentes e jovens. Com estas premissas este curso foi construído. A parceria entre UNESCO, SERPRO, Ministério da Educação e Ministério da Saúde foi fundamental para que pudéssemos garantir a construção e a disponibilização de conteúdos e práticas relacionados a juventudes e a saúde sexual e reprodutiva para profissionais de educação e de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário