quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SEEC se prepara para o início das avaliações do IDEB 2011



Márlio Forte
A Prova Brasil vai avaliar o Sistema Educacional e não os alunos.
A Prova Brasil vai avaliar o Sistema Educacional e não os alunos.
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte

Na próxima segunda feira (07) terá início, em todo país, a semana da Prova Brasil 2011. No Rio Grande do Norte, a avaliação vai envolver 1.248 escolas, entre públicas e privadas, e um total de 88.317 alunos. A aplicação das provas será feita nas escolas por meio da parceria entre a SEEC e o consórcio CESP/CESGRANRIO com o apoio das Diretorias Escolares e Secretarias Municipais de Educação. 

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e têm como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo Sistema Educacional Brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A avaliação é composta por provas de Português e Matemática, contudo, o objetivo não é avaliar o aluno, mas fornecer dados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que também tem como referência a Taxa de Aprovação dos alunos na escola.

De acordo com Afonso Gomes, coordenador da Prova Brasil no Estado, o resultado do IDEB é uma matemática composta por números que levam em consideração o resultado da Prova Brasil e a Taxa de Aprovação. Este último quesito é uma média de aprovação dos alunos divididos por blocos: média de aprovação dos alunos do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º do ensino fundamental e a média de aprovação do 1º ao 3º ano do ensino médio.       

O universo de estudantes participantes da Prova Brasil é composto por todos os alunos do 5º e 9º ano de toda a rede pública, por uma amostra de alunos do ensino médio e também por uma amostra de alunos da rede privada. Afonso Gomes explica que essa divisão é necessária porque para o ensino fundamental da rede pública o IDEB é&nbspcalculado por escola, já no ensino médio e em toda a rede privada o índice calculado é um resultado que avalia a rede de ensino em geral.

O IDEB é um dos principais indicadores de referência da qualidade da educação no Brasil. Os resultados deste ano só devem ser divulgados pelo MEC entre os meses de Junho e Julho de 2012. Quanto à participação do Rio Grande do Norte, Afonso Gomes destaca que a média em todo país vem aumentando e que no Estado essa tendência não é diferente.

"O MEC estabeleceu metas para o país alcançar até o ano de 2021 que é de 06 pontos, média semelhante aos índices alcançados pelos países desenvolvidos. As projeções feitas pelos matemáticos indicam que a educação brasileira vai alcançar esse patamar. Especificamente no Rio Grande do Norte, a evolução tem acompanhado os índices nacionais aumentando também gradativamente. Este ano, deveremos ter um resultado melhor que em 2009". Concluiu Afonso Gomes.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário