quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Secretaria Estadual da Educação promove Eleições Diretas para Diretores de Escolas Wendell Câmara

> www.rn.gov.br / SEEC / NOTÍCIAS
27/10/2011 | 15:55 Imprimir notícia ImprimirBetânia:
Betânia: "Processo democrático é importante para nova gestão escolar"
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte

Secretaria Estadual da Educação fortalece a democracia na rede de ensino e promove eleições diretas para diretores e vice-diretores no período de 4 a 30 de novembro deste ano.

Serão feitas eleições diretas em 326 Escolas Estaduais abrangendo os municípios circunscritos as 16 Direds (Diretorias Regionais de Educação) e a todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os eleitos cumprirão um mandato de dois anos e terão direito a uma reeleição.

As eleições diretas para diretores começam no dia 4 de novembro em 54 escolas estaduais circunscritas as Direds (Diretorias Regionais de Educação) sediadas nos municípios de Parnamirim, Nova Cruz e Ceará Mirim.

No dia 8 de novembro serão realizadas eleições diretas em 25 escolas estaduais circunscritas as Direds sediadas nos municípios de São Paulo do Potengi, Macau e João Câmara. No dia 17 de novembro acontecerão eleições diretas em 60 escolas estaduais circunscritas as Direds sediadas em Santa Cruz, Currais Novos e Caicó.

No dia 23 de novembro serão realizadas eleições diretas em 56 escolas estaduais circunscritas as Direds sediadas em Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros. No dia 25 de novembro acontecem eleições diretas em 46 escolas circunscritas as Direds sediadas em Mossoró, Assú e Angicos.

As eleições diretas para diretores em Natal, abrangendo 85 escolas estaduais, estão marcadas para o dia 30 de novembro.

Com este amplo processo de escolha de gestores pelo voto direto de professores, funcionários, alunos, e pais de alunos, o Governo garante a continuidade e expansão da ação democrática na rede estadual de ensino, e promove a abertura da Escola Pública para a participação efetiva da comunidade.

"O processo democrático é muito importante para a nova gestão escolar. A representação dos alunos é algo positivo para o crescimento educacional da Escola que tem que focar o ensino e a aprendizagem como sua meta principal", destacou a secretária estadual da Educação, professora Betânia Ramalho.

Têm direito a votar todos os alunos, das Escolas Estaduais que terão eleições diretas neste mês de novembro, a partir de 12 anos de idade. Todos os funcionários do quadro do Estado que trabalham na Escola.

Também terão direito a voto todos os professores do quadro do Estado que trabalham na Escola. Tem direito ainda a votar um pai ou responsável por aluno (vota o pai ou a mãe, ou o responsável que assinou a matrícula).

O peso do voto é igual para todos. As eleições terão início às 8h e serão encerradas às 21h. Para que sejam feitas eleições diretas, as escolas precisam ter acima de 100 alunos matriculados.

Comissão Eleitoral

O processo democrático para escolha de gestores está sendo acompanhado pela Comissão Eleitoral composta por representantes da Secretaria Estadual da Educação, SINTE/RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), ANPAE/RN (Associação Nacional de Política e Administração da Educação) e APES/RN (Associação Potiguar de Estudantes Secundaristas), presidida pela professora Elizabeth Jácome, coordenadoria dos órgãos regionais de Educação (CORE) da SEEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário