GOVERNO DO RIO
GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
SUBCOORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
SUBCOORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO
PROTOCOLO
DA PROPOSTA DE REDESENHO CURRICULAR - INOVAÇÃO
E INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA
I – INTRODUÇÂO – Ao projetar o esboço de Proposta de
Redesenho Curricular, a SUEM/SEEC tomou como documentos bases de orientação – a
Lei nº 9394/1996 (LDB) e as DCNEM/2012 e, portanto, todos os elementos que
compõem esta proposta consideram as normatizações do Currículo Nacional.
II – O REDESENHO
CURRICULAR – ao considerar a Reorganização Curricular cite as propostas
sinalizadas pelos educadores das unidades de ensino acerca da Matriz Curricular
defendida pela escola levando em consideração:
- Matriz Curricular – função e objetivo do Ensino Médio sinalizados
na escola para formação integral do estudante – competências básicas e/ou
direitos de aprendizagem;
Proporcionar ao estudante do Ensino Médio o
desenvolvimento de novas competências e habilidades necessárias para a sua formação cidadã.
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- Organização das disciplinas – por área de conhecimento,
como?
Ao
trabalhar com as áreas do conhecimento tanto o educando como o educador
precisa estabelecer uma relação dialógica e interativa com as quatro áreas do
conhecimento em que o ensino médio encontra-se estruturado: Linguagens (Língua
Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Arte e Educação Física); Matemática;
Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (Geografia,
História, Filosofia e Sociologia) compreendidas como vasto campo de ação
educacional, contemplando uma diversidade de ações que qualificam o currículo
escolar.
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- Integrando as
dimensões (CULTURA, TRABALHO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA) do Ensino Médio como
fundamento filosófico e sociológico?
Os eixos norteadores do ensino médio devem
ser tratados de forma integrada em relação aos fundamentos sociológicos e
filosóficos. As dimensões cultura,
trabalho, ciência e tecnologia serão
trabalhadas levando em conta as transformações sociais ocorridas ao longo do
tempo e que resultaram na sociedade atual, cujos novos princípios devem ser
considerados e respeitados.
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2.1 - ELEMENTOS BASILARES DO TRATO METODOLÓGICO – A
SUEM/SEEC propôs como elementos bases para um Currículo Inovador, Integrador e
Diferenciado – o Procedimento didático na relação entre Iniciação Científica e
Pesquisa; Leitura, Letramento e Cultura Digital. Quais as considerações dos
educadores da escola sobre?
- Um procedimento metodológico que
vise à relação entre os três campos de desenvolvimento pedagógico;
A construção e desenvolvimento de projetos
pedagógicos e científicos
interdisciplinares .
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- Um
procedimento metodológico que vise A Iniciação Científica e pesquisa;
Desenvolver
atividades que fomentem no estudante a busca por explicações para fenômenos
do seu cotidiano.
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- Um
procedimento metodológico que vise a Leitura, letramento e a cultura digital;
Promover experiências com base nos gêneros
discursivos que desenvolvam as habilidades indispensáveis às práticas sociais
de leitura e escrita, integrando o uso da cultura digital.
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- As escolas
sinalizaram outras formas de procedimento metodológico? Quais?
Sim,
Palestras,
eventos culturais, aulas passeios, torneios esportivos, simulados, gincanas
culturais, entre outras.
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2.2 – EIXO ESTRUTURANTE INTEGRADOR: PRIMEIROS PASSOS PARA UMA
REFLEXÃO
Considerando que o estudo a partir de
um Eixo Integrador representa uma excelente estratégia para a construção do
conhecimento por professores e estudantes, pelo fato de permitir a integração
curricular e a investigação sobre o objeto de estudo e seu contexto. Proporciona,
também, a configuração de um trabalho Interdisciplinar e contextualizado como
orienta as DCNEM (2012).
Os educadores podem se valer dos
estudos do Eixo Estruturante Integrador para produzir e sistematizar o
conhecimento, na medida em que, demonstra por intermédio da interação direta
com os saberes dos componentes curriculares, a inter-relação das áreas de conhecimento
a partir de objetos comuns de interesse dos estudantes ou de sua formação.
A escola
definiu trabalhar com um Eixo Estruturante Integrador? Qual ?
1-Leitura e
escrita na formação do cidadão do século XXI
( como é
particularidade de cada escola)
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2.3 - O ESTUDO A PARTIR DE UM EIXO
ESTRUTURANTE E INTEGRADOR PROVOCA O TRATO MEDOLÓGICO COM A INTERDISCIPLINARIDADE
E A CONTEXTUALIZAÇÃO.
- Como a escola definiu a concepção
epistemológica para integração do conhecimento entre os ramos dos saberes para
explicar um objeto? A escola assumiu a Interdisciplinaridade e a
Contextualização como elementos centrais desse trato epistemológico?
É preciso que a escola reflita
sobre: os estudantes que temos e os estudantes que queremos formar. Mas para
isso a escola precisa definir o seu referencial teórico-metodológico. Se
concebermos o educando como sujeito de sua aprendizagem inserido nas
múltiplas dimensões sociais, o mais viável é que se tome como abordagem
teórico-metodológica do currículo escolar a perspectiva sócio histórica de Vygotsky
(1998).
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III – Outros aspectos a considerar
- Diagnóstico; evasão, repetência, distorção
idade/série, estrutura física inadequada, quadro de funcionários insuficiente,
recursos materiais, profissionais não habilitados...
- Planejamento
Encontros semanais e
quinzenais por áreas do conhecimento.
- Formação em serviço
- Avaliação
Simulados, seminários, testes de sondagem, produções
individuais e coletivas, etc.
Escola
Estadual Professora Maria Arioene de Souza – Campo Redondo
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