domingo, 2 de fevereiro de 2014




GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
SUBCOORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO

PROTOCOLO DA PROPOSTA DE REDESENHO CURRICULAR -  INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA

I – INTRODUÇÂO – Ao projetar o esboço de Proposta de Redesenho Curricular, a SUEM/SEEC tomou como documentos bases de orientação – a Lei nº 9394/1996 (LDB) e as DCNEM/2012 e, portanto, todos os elementos que compõem esta proposta consideram as normatizações do Currículo Nacional.
II – O REDESENHO CURRICULAR – ao considerar a Reorganização Curricular cite as propostas sinalizadas pelos educadores das unidades de ensino acerca da Matriz Curricular defendida pela escola levando em consideração:
- Matriz Curricular – função e objetivo do Ensino Médio sinalizados na escola para formação integral do estudante – competências básicas e/ou direitos de aprendizagem;
  Proporcionar ao estudante do Ensino Médio o desenvolvimento de novas competências e habilidades necessárias para a sua  formação cidadã.


- Organização das disciplinas – por área de conhecimento, como?

Ao trabalhar com as áreas do conhecimento tanto o educando como o educador precisa estabelecer uma relação dialógica e interativa com as quatro áreas do conhecimento em que o ensino médio encontra-se estruturado: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Arte e Educação Física); Matemática; Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) compreendidas como vasto campo de ação educacional, contemplando uma diversidade de ações que qualificam o currículo escolar.


 - Integrando as dimensões (CULTURA, TRABALHO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA) do Ensino Médio como fundamento filosófico e sociológico?


Os eixos norteadores do ensino médio devem ser tratados de forma integrada em relação aos fundamentos sociológicos e filosóficos.  As dimensões cultura, trabalho, ciência e tecnologia  serão trabalhadas levando em conta as transformações sociais ocorridas ao longo do tempo e que resultaram na sociedade atual, cujos novos princípios devem ser considerados e respeitados. 


2.1 - ELEMENTOS BASILARES DO TRATO METODOLÓGICO – A SUEM/SEEC propôs como elementos bases para um Currículo Inovador, Integrador e Diferenciado – o Procedimento didático na relação entre Iniciação Científica e Pesquisa; Leitura, Letramento e Cultura Digital. Quais as considerações dos educadores da escola sobre?
- Um procedimento metodológico que vise à relação entre os três campos de desenvolvimento pedagógico;
 A construção e desenvolvimento de projetos pedagógicos e científicos   interdisciplinares .


          - Um procedimento metodológico que vise A Iniciação Científica e pesquisa;

Desenvolver atividades que fomentem no estudante a busca por explicações para fenômenos do seu cotidiano.


          - Um procedimento metodológico que vise a Leitura, letramento e a cultura digital;


Promover experiências com base nos gêneros discursivos que desenvolvam as habilidades indispensáveis às práticas sociais de leitura e escrita, integrando o uso da cultura digital.


          - As escolas sinalizaram outras formas de procedimento metodológico? Quais?

Sim,
Palestras, eventos culturais, aulas passeios, torneios esportivos, simulados, gincanas culturais, entre outras.


2.2 – EIXO ESTRUTURANTE INTEGRADOR: PRIMEIROS PASSOS PARA UMA REFLEXÃO
Considerando que o estudo a partir de um Eixo Integrador representa uma excelente estratégia para a construção do conhecimento por professores e estudantes, pelo fato de permitir a integração curricular e a investigação sobre o objeto de estudo e seu contexto. Proporciona, também, a configuração de um trabalho Interdisciplinar e contextualizado como orienta as DCNEM (2012).
Os educadores podem se valer dos estudos do Eixo Estruturante Integrador para produzir e sistematizar o conhecimento, na medida em que, demonstra por intermédio da interação direta com os saberes dos componentes curriculares, a inter-relação das áreas de conhecimento a partir de objetos comuns de interesse dos estudantes ou de sua formação.
A escola definiu trabalhar com um Eixo Estruturante Integrador? Qual ?

1-Leitura e escrita na formação do cidadão do século XXI

( como é particularidade de cada escola)



2.3 - O ESTUDO A PARTIR DE UM EIXO ESTRUTURANTE E INTEGRADOR PROVOCA O TRATO MEDOLÓGICO COM A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO.
- Como a escola definiu a concepção epistemológica para integração do conhecimento entre os ramos dos saberes para explicar um objeto? A escola assumiu a Interdisciplinaridade e a Contextualização como elementos centrais desse trato epistemológico?
É preciso que a escola reflita sobre: os estudantes que temos e os estudantes que queremos formar. Mas para isso a escola precisa definir o seu referencial teórico-metodológico. Se concebermos o educando como sujeito de sua aprendizagem inserido nas múltiplas dimensões sociais, o mais viável é que se tome como abordagem teórico-metodológica do currículo escolar a perspectiva sócio histórica de Vygotsky (1998).


III – Outros aspectos a considerar
- Diagnóstico; evasão, repetência, distorção idade/série, estrutura física inadequada, quadro de funcionários insuficiente, recursos materiais, profissionais não habilitados...

- Planejamento
Encontros  semanais e quinzenais por áreas do conhecimento.
- Formação em serviço


- Avaliação
Simulados, seminários, testes de sondagem, produções individuais e coletivas, etc.


Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza – Campo Redondo

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