quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Encontro Pedagógico - Aula de Departamento 2013


ATENÇÃO SENHORES PROFESSORES E PROFESSORAS DA EEMAS

HOJE, AS 19:00 HORAS, NA ESCOLA MARIA ARIOENE DE SOUZA ESTARÁ SENDO REALIZADO O PRIMEIRO ENCONTRO PEDAGÓGICO, COM O TEMA: AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.

MÔNICA ARAÚJO - GESTORA



Profissionalismo e resiliência



As cobranças cada vez mais acentuadas dos profissionais de todas as áreas e em todos os setores da sociedade, vem dia a dia aumentando o alto índice de pessoas estressadas no Mercado de trabalho. O estresse, os grandes desafios não são problemas inerentes apenas a educadores, mais a todas as pessoas que exercem ou não cargos ou funções no mercado de trabalho.

A capacidade que o individuo tem de lidar com situações problemas, estresse, segundo American Psychological Association, define como resiliência, ou seja, “ o processo e resultado de adaptar com sucesso a experiências de vida difíceis ou desafiadoras, especialmente através da flexibilidade mental, emocional e comportamental e ajustamento a demandas externas e internas” (APA,20110, p.809). Já o estudioso Sabbag (2012) a define como: “ resiliência é competência de indivíduos ou organizações que fortalece, permite enfrentar e até aprender com adversidades e desafios.

O individuo resiliente tem a capacidade de recupera-se , adaptar-se, moldar-se a situações novas e a grandes desafios, sem qualquer lesão . Segundo, estudiosos resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica, é a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal.
Dessa forma, resiliência, segundo GRAPEIA/2004, “É A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA”.

MÔNICA ARAÚJO
AGOSTO DE 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário