quarta-feira, 4 de abril de 2012



Os Três Porquinhos da Sociologia

ImagemNesta famosa fábula, cada um dos três porquinhos decide construir um lar para si após sair da casa da mãe
Quem nunca ouviu falar do conto dos Três Porquinhos? Nesta fábula, cujas origens remontam ao século XVIII ou até mesmo antes disso, os irmãos leitões decidem sair da casa da mãe para morar sozinhos, cada um em seu próprio lar. Cícero, o mais preguiçoso dos três, não quis se cansar e ergueu uma cabana de palha para si. Heitor, um pouco mais esforçado, construiu uma cabana de madeira. E Prático, o mais dedicado dos três, optou por construir uma casa com cimento e tijolos. Quando atacados pelo Lobo, Cícero e Heitor tiveram suas casas destruídas, ao passo que a de Prático permaneceu inabalada. Fábulas à parte, é curioso observar que, entre alunos e professores de sociologia, é comum a utilização bem-humorada e carinhosa do título desse conto como forma de referência a Karl Marx (1818-1883), Max Weber (1864-1920) e Émile Durkheim (1858-1917), os “três porquinhos da sociologia”.

Esses pensadores são considerados os fundadores da sociologia. Cada um ao seu modo, Marx, Weber e Durkheim estabeleceram as bases teóricas dessa ciência, que se dedica ao estudo do comportamento humano em função do meio em que ele se insere. Não por acaso, eles se fazem presentes na bibliografia básica de qualquer curso de ciências sociais. Tanto é assim que até mesmo os estudantes de outros cursos frequentemente são solicitados a conhecer melhor esses pensadores, dada a importância de suas contribuições para o conhecimento do ser humano e das relações que ele estabelece com os demais indivíduos ao viver em sociedade.

ImagemA corrida espacial contrapunha o capitalismo e o socialismo
Certamente o mais famoso e influente dos três porquinhos foi Karl Marx. Movido por um espírito revolucionário, ele escreveu textos apaixonados conclamando os operários do mundo todo a se unirem contra a exploração a que estavam submetidos pela burguesia. Marx também profetizou o colapso da economia capitalista e sua substituição pelo sistema socialista. Talvez nenhum outro pensador tenha influenciado tanto a história da humanidade como ele. Em nome de seus ideais, superpotências surgiram, como a União Soviética; eclodiram guerras, como a do Vietnã e a da Coreia; houve revoluções, como a cubana e a russa; o mundo foi quase destruído com bombas atômicas; e o homem foi parar no espaço!

Apesar de ser menos conhecido, Weber foi de vital importância para a compreensão da relação entre o pensamento religioso protestante e o capitalismo. Já Durkheim contribuiu de maneira significativa com o estabelecimento das bases metodológicas que deveriam ser empregadas pela sociologia.

ImagemNa ilustração, da esquerda para a direita: Weber, Marx e Durkheim
Mas o quê, afinal, Marx, Weber e Durkheim tem a ver com os três porquinhos? Ninguém sabe ao certo quem foi o inventor desse apelido nem as razões de sua criação. Uma das interpretações possíveis é a de que, assim como os animais da fábula, os fundadores da sociologia também aplicaram seus esforços na construção de uma morada. Nesse caso, no entanto, não houve preguiça nem desleixo. Os três pensadores dedicaram boa parte de suas vidas na construção dos alicerces da sociologia. O trabalho foi tão bem executado que a disciplina permanece em pé até os dias de hoje. Não adianta o lobo soprar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário