quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

INDISCIPLINA EM PAUTA



 

Um dos maiores desafios enfrentados hoje, pelos educadores nas escolas é a falta de disciplina dos alunos. Indisciplina essa que perpassa todas as áreas do conhecimento, em todos ambientes escolares, e em toda sociedade, causando medo. Segundo o estudioso no assunto Içami Tiba “disciplina é a base fundamental para a formação e organização de toda e qualquer pessoa, estrutura, família, grupo e sociedade”.

Segundo José Carlos Libâneo, 2013, “a indisciplina da classe está diretamente ligada ao estilo da pratica docente, ou seja, `autoridade profissional, moral e técnica do professor”. O aluno quando dedicado comprometido com a educação e suas atribuições, ou seja, seus direitos e deveres enquanto estudante tem tendência a valorizar e respeitar aquele professor que mais cobra, que tem domínio dos procedimentos teóricos metodológicos de ensino da disciplina que trabalha aquele que tem mais mecanismos de avaliação independente de qualquer situação que possa permear na sala de aula.

“O educador José Carlos Libâneo, 2013, diz ainda que a autoridade moral profissional é o conjunto de qualidades de personalidade do professor: sua dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça, traços de caráter”.

Ultimamente se constata que há uma desvalorização doa valores muito grande em todas  as classes sociais, e em todos os setores da sociedade. Como diz José Carlos Libâneo, 2013, “a sociedade que ai está tem um clima bastante frouxo”, logo, a uma quebra de limites comportamentais, sobretudo através dos meios de comunicação.

Nesse sentido, se faz necessário o resgate junto às famílias dos valores éticos, morais, culturais, sociais e religiosos, como também o sistema de ensino precisa fazer a sua parte, valorizando o profissional, oferecer mecanismos para uma condição digna de trabalho, formação continuada com ênfase na ressignificação da pratica docente

                      Francisca Mônica da Silva Araújo

 

                                      Janeiro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário