Um dos maiores desafios enfrentados
hoje, pelos educadores nas escolas é a falta de disciplina dos alunos.
Indisciplina essa que perpassa todas as áreas do conhecimento, em todos
ambientes escolares, e em toda sociedade, causando medo. Segundo o estudioso no
assunto Içami Tiba “disciplina é a base fundamental para a formação e
organização de toda e qualquer pessoa, estrutura, família, grupo e sociedade”.
Segundo José Carlos Libâneo, 2013, “a
indisciplina da classe está diretamente ligada ao estilo da pratica docente, ou
seja, `autoridade profissional, moral e técnica do professor”. O aluno quando
dedicado comprometido com a educação e suas atribuições, ou seja, seus direitos
e deveres enquanto estudante tem tendência a valorizar e respeitar aquele
professor que mais cobra, que tem domínio dos procedimentos teóricos
metodológicos de ensino da disciplina que trabalha aquele que tem mais
mecanismos de avaliação independente de qualquer situação que possa permear na
sala de aula.
“O educador José Carlos Libâneo,
2013, diz ainda que a autoridade moral profissional é o conjunto de qualidades
de personalidade do professor: sua dedicação profissional, sensibilidade, senso
de justiça, traços de caráter”.
Ultimamente se constata que há uma
desvalorização doa valores muito grande em todas as classes sociais, e em todos os setores da
sociedade. Como diz José Carlos Libâneo, 2013, “a sociedade que ai está tem um
clima bastante frouxo”, logo, a uma quebra de limites comportamentais,
sobretudo através dos meios de comunicação.
Nesse sentido, se faz necessário o
resgate junto às famílias dos valores éticos, morais, culturais, sociais e
religiosos, como também o sistema de ensino precisa fazer a sua parte,
valorizando o profissional, oferecer mecanismos para uma condição digna de
trabalho, formação continuada com ênfase na ressignificação da pratica docente
Francisca Mônica da Silva Araújo
Janeiro de
2014
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