A formação inicial e continuada dos educadores é o
principal meio no qual, são exercitadas mudanças significativas na prática
pedagógica. Por meio delas, muitos educadores são capazes não apenas de
refletir temas e solucionar situações problemas, que impedem diretamente em sua
atuação/formação, mas dar novos significado as concepções sobre a educação como
um todo. Refletir, analisar e pesquisar sobre a formação inicial e continuada
possibilita uma visão ampla sobre quais saberes estão sendo aprendidos pelos
docentes através das várias instituições de ensino e dos cursos de formação que
são oferecidos, os mesmos estão de alguma forma, sendo satisfatório para
proporcionar mudança de paradigmas na formação dos educadores e na mudança de
práticas pedagógicas que atendam as necessidades da contemporaneidade?
Verifica-se que nas ultimas décadas, muitos educadores
têm buscado pela qualificação e formação profissional, na busca de acompanhar o
que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, número 9394/96,
sobre a formação profissional. Assegurado pela lei, os educadores têm caminhado
na busca pela própria formação, fazendo cursos de graduação, pós-graduação,
participando de palestras, seminários, oficinas, mestrado. Mas, isto tem
resultado em mudança significativa na prática pedagógica dos docentes, e nos
resultados dos alunos que buscam ser inserido no mercado de trabalho através da
educação?
Portanto, a formação inicial e continuada dos educadores
não se faz antes da mudança de postura dos mesmos, uma vez que o educador é
responsável por sua ação educativa, e tal mudança se dar num processo muito
lento, no cotidiano diário, durante o processo de reflexão entre a teoria e a
prática, os saberes vão sendo recontextualizados: e é onde os educadores tem
que estar preparado para admitir que não tem conhecimento de todas as
informações e saberes, mas que necessita da busca incessante de tais saberes,
de maneira a aprender a aprender.
Esta atitude, de se auto avaliar, já é bastante
incentivadora, instigadora e desafiadora para dar uma quinada na formação continuada que possibilite de fato, uma
reflexão da teoria/prática, resultado direto no exercício de novas praticas
pedagógicas. Entende-se que tais mudanças não acontecem somente pela agregação
de novos paradigmas de comportamentos da sociedade, mas se faz necessário,
sobretudo, diagnosticar suas motivações.
Sendo assim, a formação continuada legitima se dar no
cotidiano diário do professor, ou seja, no seu ambiente de trabalho, onde
acontece a construção coletiva do
conhecimento através da troca de saberes e fazeres pedagógicos.
PROFESSORA : MÔNICA ARAÚJO
AGOSTO,2013.
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