A equipe gestora, pedagógica e docente com o objetivo de oferecer ao estudante uma educação de qualidade está implantando o projeto sala ambiente, como também o ensino médio inovador, o qual será trabalhando cinco macrocampos.
Os Macrocampos se caracterizam por
um conjunto de atividades didático-pedagógicas que estão dentro de cada área de
conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).
Para atender as demandas apresentadas no diagnostico escolar, a Escola selecionou
os seguintes macrocampos: leitura e letramento: iniciação científica;
acompanhamento pedagógico; comunicação, cultura digital e uso das mídias;
participação estudantil e produção e fruição da arte.
Quanto
ao Macrocampo Leitura e Letramento as atividades
disseminadas no recinto escolar devem promover experiências que fomentem as habilidades
indispensáveis à compreensão crítica de leitura e a interpretação de textos, os
estudos sobre autores da literatura local, nacional e estrangeira e na
elaboração de projetos que possibilite o uso da leitura e da escrita nas
práticas sociais.
O Acompanhamento Pedagógico destina-se a uma ou mais
áreas de conhecimento, ou o conjunto de componentes curriculares. Os temas
podem ser do interesse da comunidade escolar e dos conhecimentos abordados na
sala de aula. O acompanhamento pedagógico ocorre mediante proposta apresentada
no Projeto Político Pedagógico, elaborado a partir do diagnóstico realizado
pela escola, articuladas a outros macrocampos, ações realizadas na escola
através de programas e projetos considerando as expectativas dos estudantes e
educadores no que diz respeito o seu percurso de formação nas dimensões do trabalho, da ciência, da
tecnologia e da cultura.
A
Comunicação, Cultura Digital e uso das Mídias estão voltados para o acesso do educando a diversidade de mídias e tecnologias
da informação e da comunicação tendo em vista a expansão do conhecimento acerca
de métodos, dinâmicas e técnicas. Por isso as atividades devem favorecer a
criação de ambiente e espaços, como também a utilização dos instrumentos e
ferramentas tecnológicas disponíveis, as formas e possibilidades de comunicação
de forma criativa, promovendo assim a reflexão do uso crítico das tecnologias
nos diversos espaços do convívio social.
A participação estudantil tem a finalidade de
estimular o protagonismo dos adolescentes, jovens e adultos através representação
e participação no contexto escolar e social de modo que proporcione o
desenvolvimento pessoal, social e de vivência política. Assim, as atividades
deverão adotar o uso de metodologias que aumentem as condições de participação
e assegurem a pluralidade de manifestação da juventude no Conselho de Escola e
no Grêmio Estudantil em articulação com outros macrocampos e ações da escola.
A
produção e fruição da arte como Macrocampo a ser trabalho neste Estabelecimento
de ensino deve agregar os conhecimentos culturais produzidos socialmente e a expressão artística: pintura dança, música, reciclagem
e ecotécnicas, cinema, teatro e contação de história, entre outras, fomentando
assim, no estudante o senso estético, à relação entre cultura, arte, relações
sociais, entre outras. Assim, essas atividades não podem ser dissociadas das
áreas do conhecimento.
4.2 Áreas do conhecimento
Ao trabalhar com as áreas do conhecimento tanto o educando
como o educador precisa estabelecer uma relação dialógica e interativa com as
quatro áreas do conhecimento em que o ensino médio encontra-se estruturado:
Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Língua Espanhola
Moderna, Arte e Educação Física); Matemática; Ciências da Natureza (Física,
Química e Biologia) e Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e
Sociologia) compreendidas como vasto campo de ação educacional, contemplando
uma diversidade de ações que qualificam o currículo escolar.
Sabemos que para cada componente curricular estão
delineadas as competências e habilidades a serem adquiridas pelos educando
durante o ensino médio. De acordo com Perrenoud (1999, p. 7): “São múltiplos os
significados de competência”. “Eu a definirei [...] como sendo uma capacidade
de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em
conhecimentos, mas sem limitar-se a eles”.
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